Condições de Reclamação
Disposições Gerais
- Com este regulamento de reclamações, a empresa SHADOW Slovakia s.r.o., enquanto vendedora, informa devidamente o consumidor, enquanto comprador, sobre as condições e a forma de exercício dos direitos decorrentes da responsabilidade por defeitos (reclamações), incluindo informações sobre onde pode apresentar a reclamação e sobre a execução de direitos de garantia.
- O Vendedor emitiu este regulamento de reclamações em conformidade com a Lei n.º 40/1964 Coll., Código Civil, conforme alterada (doravante “Código Civil”), a Lei n.º 250/2007 Coll. sobre a proteção do consumidor e sobre a alteração da Lei do Conselho Nacional Eslovaco n.º 372/1990 Coll. sobre contraordenações, conforme alterada (doravante “Lei de Proteção do Consumidor”), a Lei n.º 391/2015 Coll. sobre a resolução alternativa de litígios de consumo e sobre a alteração e complementação de certas leis, bem como outros regulamentos legais geralmente vinculativos da República Eslovaca.
- Este regulamento de reclamações está publicado na subpágina relevante do sítio web do Vendedor.
- A SHADOW Slovakia s.r.o. procura sempre processar todas as encomendas para satisfação dos nossos clientes; ainda assim, pode acontecer que não fique satisfeito com o produto. Caso pretenda reclamar ou devolver o produto, é necessário proceder de acordo com as condições seguintes.
- O Vendedor é responsável pelos defeitos do produto. O Comprador é obrigado a exercer o direito decorrente da responsabilidade por defeitos do produto (doravante “reclamação”) junto do Vendedor sem demora após a sua deteção, seguindo o procedimento em conformidade com o regulamento de reclamações do Vendedor.
- A rescisão pelo Comprador do contrato de compra com base nos §§ 7, 8, 9, 10 da Lei n.º 102/2014 Coll. sobre a proteção do consumidor na venda de bens ou prestação de serviços ao abrigo de contrato celebrado à distância ou fora do estabelecimento comercial do vendedor e sobre a alteração e complementação de certas leis (doravante “Lei sobre a proteção do consumidor em contratos celebrados à distância”)
- O Consumidor tem o direito de rescindir o contrato de compra no prazo de 30 dias a contar da receção do produto, segundo as Condições de Entrega, sem indicar motivo, em conformidade com o § 7 (1) da Lei n.º 102/2014 Coll. sobre a proteção do consumidor na venda de bens ou prestação de serviços ao abrigo de contrato celebrado à distância. Ao enviar a encomenda ao Vendedor, o Comprador confirma que o Vendedor cumpriu atempada e devidamente as suas obrigações de informação nos termos do § 3 da referida Lei. A reclamação do produto e dos seus defeitos deve ser efetuada pelo Comprador por escrito, por e-mail ou por correio para o endereço indicado pelo Vendedor na página de contacto. A rescisão do contrato deve ser efetuada pelo Comprador por escrito, por e-mail ou por correio.
- O Comprador reconhece que, no caso de encomenda de mercadoria na loja online assinalada como “sob encomenda” (fornecida com base em encomenda especial do Comprador), esta não se inclui entre os bens mencionados na Lei n.º 102/2014 Coll. e não pode ser devolvida nos termos do ponto anterior.
- Endereço para envio de reclamação por escrito (apresentação pessoal) e entrega do produto reclamado:
- SHADOW Slovakia s.r.o. Budovateľská 5, 94002 Nové Zámky
- Contacto telefónico: +359 42 952 905
- E-mail: info@knifestock.pt
- Horário de atendimento para receção de reclamações: dias úteis Seg – Sex – 08:00 – 16:00.
Responsabilidade do Vendedor por Defeitos do Produto
- O Vendedor responde pelos defeitos que o produto vendido apresente aquando da sua receção pelo Comprador e pelos defeitos que surjam após a receção do produto durante o prazo de garantia. O prazo de garantia é de 24 meses.
- Para artigos vendidos a preço reduzido devido a um defeito, o prazo de garantia é de 24 meses; no entanto, o Vendedor não responde pelo defeito pelo qual foi acordado o preço inferior.
- Para artigos usados (por exemplo, modelo de demonstração), o prazo de garantia é de 12 meses.
- Por declaração no certificado de garantia emitido ao Comprador ou em publicidade, o Vendedor pode conceder uma garantia que exceda o âmbito da garantia prevista por lei; as condições e o âmbito dessa garantia serão definidos no certificado de garantia.
- Os prazos de garantia começam a contar a partir da data de receção do produto pelo Comprador.
- O período desde o exercício do direito de responsabilidade por defeitos até ao momento em que o Comprador, após a conclusão do reparo, estava obrigado a receber o produto, não se contabiliza no prazo de garantia. Em caso de substituição do produto, o prazo de garantia começa a correr novamente a partir da receção do novo produto.
- Os direitos decorrentes da responsabilidade por defeitos do produto, aos quais se aplica o prazo de garantia, caducam se não forem exercidos dentro do prazo de garantia.
- O Vendedor não responde por:
- defeitos sobre os quais o Comprador foi informado pelo Vendedor no momento da celebração do contrato de compra, ou de que, atendendo às circunstâncias, deveria saber;
- defeitos evidentes aquando da receção do produto, que o Comprador não comunicou no momento da receção;
- danos mecânicos ao produto causados pelo Comprador;
- defeitos causados pela utilização do produto em condições cuja humidade, influências químicas ou mecânicas não correspondem ao ambiente natural;
- defeitos causados por manuseamento indevido, operação inadequada ou negligência na manutenção do produto;
- danos ao produto causados por sobrecarga excessiva ou utilização em desacordo com as condições indicadas no manual de utilização, com as normas técnicas ou com os regulamentos de segurança vigentes na República Eslovaca;
- danos ao produto causados por eventos irresistíveis ou imprevisíveis;
- defeitos causados por intervenção não autorizada, danos no transporte, danos por água, fogo, eletricidade estática ou atmosférica, ou outro caso de força maior;
- defeitos causados por intervenção no produto por pessoa não autorizada.
- Não se considera defeito a tonalidade de cor não correspondente do produto, pois o Vendedor não se responsabiliza pela reprodução das tonalidades de cor nos dispositivos de saída (por exemplo, monitor, impressora) do Comprador. O Vendedor, neste ponto do regulamento de reclamações, informou devidamente o Comprador de que a tonalidade de cor exibida do produto encomendado pode diferir da realidade.
Exercício dos Direitos Decorrentes da Responsabilidade por Defeitos (Reclamação)
- O Comprador pode apresentar a reclamação:
- por escrito, na sede do Vendedor:
SHADOW Slovakia s.r.o.
Budovateľská 5
940 02 Nové Zámky
República Eslovaca - por correio eletrónico enviado para o endereço de e-mail do Vendedor de acordo com os contactos relevantes indicados nas páginas do Vendedor, ou respondendo às mensagens recebidas do Vendedor.
- através do formulário de reclamação online localizado na subpágina relevante do sítio web do Vendedor, que será automaticamente enviado para o endereço de e-mail do Vendedor.
- por escrito, na sede do Vendedor:
- Ao apresentar a reclamação, o Comprador deve:
- descrever o defeito do produto com a maior precisão possível e, se possível, anexar também uma fotografia, caso a natureza do defeito permita o seu registo fotográfico;
- entregar ao Vendedor o comprovativo de compra, ou de outra forma inequívoca provar que o produto foi adquirido ao Vendedor, e informar o Vendedor sobre qual direito decorrente da responsabilidade do Vendedor por defeitos, nos termos do n.º 3 deste artigo, pretende exercer;
- O Comprador pode entregar a descrição do defeito, o comprovativo de compra e a indicação do direito que pretende exercer juntamente com o produto reclamado à pessoa autorizada pelo Vendedor para a receção do produto reclamado na sede do Vendedor. A descrição do defeito e a indicação do direito que pretende exercer podem ser preenchidas diretamente no formulário de reclamação online na subpágina relevante do sítio web do Vendedor. O produto pode também ser enviado para a sede do Vendedor por serviço de correio. Recomendamos aos clientes que aguardem o pedido do Vendedor antes de enviar a encomenda; se possível, o Vendedor resolverá a reclamação por substituição da encomenda, o que poupará os custos de envio para o Comprador.
- Quando o Comprador apresentar a reclamação, decidirá simultaneamente qual dos direitos decorrentes da responsabilidade do Vendedor por defeitos pretende exercer e comunicará essa decisão ao Vendedor. O Vendedor informa o Comprador sobre os seus direitos decorrentes da responsabilidade por defeitos, que o Comprador pode exercer
Em caso de defeito reparável, o Comprador pode exercer
- o direito à reparação (isto é, o direito à eliminação gratuita, atempada e adequada do defeito),
- o direito à substituição do artigo (se isso não acarretar custos desproporcionados para o Vendedor, tendo em conta o preço do produto ou a gravidade do defeito), ou
- o direito à substituição de uma componente do artigo, se o defeito disser respeito apenas a uma componente (desde que isso não acarrete custos desproporcionados para o Vendedor, tendo em conta o preço do produto ou a gravidade do defeito), ou
- outro direito não expressamente previsto em lei, por exemplo, o direito a um desconto adequado no preço do artigo, se acordado com o Vendedor.
- Se a reclamação for justificada: (por exemplo, o produto está danificado, não funciona ou não corresponde ao contrato), o Vendedor é obrigado a suportar todos os custos relacionados com a reclamação, incluindo os custos de devolução do produto do consumidor para o Vendedor.
- Reembolso dos custos de envio: Se o cliente devolver o produto defeituoso no âmbito da reclamação, o Vendedor é obrigado não só a devolver o preço total do produto, como também os custos de transporte que o cliente pagou pela entrega do produto. Isto inclui ainda os custos incorridos pelo consumidor para devolver o produto defeituoso ao Vendedor. É necessário que o cliente envie o comprovativo dos custos de transporte incorridos com a devolução do produto.
- Produto de substituição ou reparação: Se o Vendedor reparar o produto ou o substituir por um novo, todos os custos relacionados, incluindo o transporte, devem ser suportados pelo Vendedor.
- Se o Comprador tiver direito à substituição do produto ou à rescisão do contrato (devolução do preço de compra do produto), cabe ao Comprador escolher qual destes direitos exercer. Uma vez exercido um destes direitos junto do Vendedor, não poderá alterar essa escolha unilateralmente.
- Ao apresentar a reclamação, o Vendedor emitirá ao Comprador um comprovativo de apresentação. Se a reclamação for apresentada por e-mail ou por meio do formulário online, o Vendedor deverá enviar o comprovativo de apresentação imediatamente, ou sem demora indevida, o mais tardar juntamente com o documento sobre o tratamento da reclamação. O comprovativo de apresentação da reclamação não precisa de ser entregue se o Comprador puder comprovar a apresentação por outro meio.
- Se a reclamação for justificada: (por exemplo, o produto está danificado, não funciona ou não corresponde ao contrato), o Vendedor é obrigado a suportar todos os custos relacionados com a reclamação, incluindo os custos de devolução do produto do consumidor para o Vendedor.
Forma de Tratamento da Reclamação
- O tratamento da reclamação é a conclusão do processo de reclamação por um dos seguintes meios:
- entrega do produto reparado,
- substituição do produto,
- devolução do preço de compra do produto,
- pagamento de desconto adequado no preço do produto,
- convite escrito para receber a prestação, ou
- recusa fundamentada da reclamação.
- Com base na decisão do Comprador sobre qual direito decorrente da responsabilidade do Vendedor por defeitos pretende exercer, o Vendedor determinará a forma de tratamento da reclamação:
- de imediato,
- o mais tardar dentro de 3 dias úteis a partir da apresentação da reclamação (em casos complexos), ou
- o mais tardar dentro de 30 dias a partir da apresentação da reclamação (em casos justificados, especialmente quando é necessária avaliação técnica complexa do estado do produto).
- Após determinar a forma de tratamento, o Vendedor tratará a reclamação de imediato; em casos justificados, mais tarde; no entanto, o tratamento não pode exceder 30 dias a partir da apresentação da reclamação. Após o decurso infrutífero do prazo, o Comprador tem o direito de rescindir o contrato ou o direito à substituição do produto por um novo.
- O Vendedor é obrigado a emitir um documento escrito sobre o tratamento da reclamação o mais tardar 30 dias após a apresentação da reclamação.
- O tratamento da reclamação não afeta o direito do Comprador à indemnização por danos nos termos da Lei n.º 294/1999 Coll. sobre a responsabilidade por danos causados por produto defeituoso, conforme em vigor.
- Se a reclamação for justificada (por exemplo, o produto está danificado, não funciona ou não corresponde ao contrato), o Vendedor é obrigado a suportar todos os custos relacionados com a reclamação, incluindo os custos de devolução do produto do consumidor para o Vendedor.
- Reembolso dos custos de envio: Se o cliente devolver o produto defeituoso no âmbito da reclamação, o Vendedor é obrigado não só a devolver o preço total do produto, como também os custos de transporte que o cliente pagou pela entrega do produto. Isto inclui ainda os custos incorridos pelo consumidor para devolver o produto defeituoso ao Vendedor. É necessário que o cliente envie o comprovativo dos custos de transporte incorridos com a devolução do produto.
- Produto de substituição ou reparação: Se o Vendedor reparar o produto ou o substituir por um novo, todos os custos relacionados, incluindo o transporte, devem ser suportados pelo Vendedor.
Resolução Alternativa de Litígios
- Se o Comprador – consumidor não estiver satisfeito com a forma como o Vendedor tratou a sua reclamação ou se considerar que o Vendedor violou os seus direitos, tem o direito de se dirigir ao Vendedor com um pedido de correção.
- Se o Vendedor responder negativamente ao pedido de correção ou não responder no prazo de 30 dias a contar do seu envio, o Comprador tem o direito de apresentar uma proposta para iniciar a resolução alternativa do seu litígio junto de uma entidade de resolução alternativa de litígios, nos termos do § 12 da Lei n.º 391/2015 Coll. sobre a resolução alternativa de litígios de consumo e sobre a alteração e complementação de certas leis.
- A entidade competente para a resolução alternativa de litígios de consumo é a Inspeção Comercial Eslovaca (SOI) ou outra pessoa coletiva autorizada inscrita na lista de entidades de resolução alternativa de litígios mantida pelo Ministério da Economia da República Eslovaca. O Comprador tem o direito de escolher a qual das entidades indicadas se dirige.
- O Comprador pode utilizar a plataforma de resolução de litígios online, disponível no website criado pela Comissão Europeia, para apresentar a proposta de resolução alternativa do seu litígio.
Disposições Finais
Este regulamento de reclamações é válido desde 01.11.2018 e revoga a validade dos regulamentos anteriores. Este regulamento está disponível na sede do Vendedor e nas páginas web do Vendedor.